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Aula 1 – Introdução ao Marketing de Conteúdo 18 de dezembro de 2015

A essência do Marketing de Conteúdo é agregar valor e informações relevantes para o público, antes mesmo de qualquer transação comercial, ou seja, a venda aqui fica em segundo plano.

Fornecer informações relevantes sobre seu negócio, ramo de atividade, dicas, e assim por diante, faz com que mais pessoas se engajem à sua empresa, cria o desejo de estar ligado à ela para sempre receber grandes novidades que mudarão seu modo de pensar e agir.

Essa proximidade gera saúde para seu negócio, manter as  pessoas próximas aumenta a possibilidade de negócios e aumenta a confiança com relação à seus produtos.

A idéia principal é: pare de falar dos seus produtos e serviços e foque em nutrir os clientes com informações precisas a respeito do que ele precisa e você tem a oferecer, isso gera uma visão positiva do cliente com relação a empresa.

Qual a necessidade de se trabalhar com o Marketing de Conteúdo?

Com os vários meios de comunicação e diferentes fontes de informações, as pessoas possuem maior poder de escolha quanto à produtos ou serviços, tornando a publicidade atual insuficiente atrair e fidelizar clientes.

Como começar?

Planejamento: Aquilo que você não controla você não consegue medir, logo, tenha em mente antes de gerar o conteúdo:

  • Aonde ele será utilizado
  • Qual o público alvo
  • Quais os indicadores que vai usar para mensurar o grau de sucesso

Execução: Nenhum segredo aqui, basta seguir seu planejamento e manter o foco e frequência na geração e distribuição do seu conteúdo.

Mensuração:  Foque nas métricas essênciais, querer mensurar tudo não é o caminho, para isso existem os famosos KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance). Não confunda KPIs com métricas, métricas são números brutos(exemplo:  número de visitantes, taxa de rejeição, taxa de cliques) e KPIs são métricas associadas à objetivos(conversões, exemplo: Número de transações via e-commerce, taxa de conversão, número de cadastros em base de email).

Tendo isto em mente, basta selecionar os KPIs e ir mensurando, retirando ou adicionando KPI conforme a necessidade.

É isso pessoal, agora vocês já têem uma base sobre o que é Marketing de Conteúdo e como estruturar uma estratégia, espero que essas informações abram novos horizontes para seu negócio.

O próximo passo será aprender algumas técnicas e ferramentas que nos auxiliaram ao longo dos processos, mas isto é matéria para um próximo post.

Queremos te ouvir

Não deixe de dar sua opinião ou experiência com relação ao assunto, queremos muito de ouvir.

Um grande abraço e até a próxima.

Isaque Cruz

Isaque Cruz

Graduado em Análise de Sistemas, com amplo conhecimento em programação e sistemas web. Experiência de mais de 12 anos na área de tecnologia da informação, especialmente em desenvolvimento JAVA, soluções WEB e Delphi.

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